fbpx
24 de fevereiro de 2024

Viagens do Columbia

Na viagem de inauguração da nave, a tripulação do Ônibus Espacial Columbia fez essa imagem que mostra a escuridão do espaço e uma Terra pintada de azul e branco, bem como o compartimento de carga e a seção posterior do ônibus. A imagem foi feita através das janelas do compartimento de voo da Columbia. Na parte inferior direita da imagem está um dos painéis radiadores do veículo. O objeto na forma de um pentágono na parte superior direita da imagem é gerado pela reflexão na janela do Columbia.

A viagem STS-1 inaugural do Columbia, foi lançada no dia 12 de Abril de 1981 e foi também o voo inaugural do programa de ônibus espacial dos EUA. Tanto o Columbia como toda a sua tripulação foi perdida durante a missão STS-107 em 2003. Enquanto o ônibus espacial decolava do Centro Espacial Kennedy no dia 16 de Janeiro, uma pequena parte espuma do tanque principal se quebrou e atingiu a asa esquerda do veículo. O resultado foi um buraco que se abriu na asa, isso fez com que o veículo se partisse no ar durante a reentrada ocorrida no dia 1 de Fevereiro de 2003. 

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1854.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo