fbpx

Colisões Galácticas Registradas Pelo Spitzer e GALEX

A montagem acima mostra três exemplos de colisão de galáxias a partir de um novo atlas de colisões. As novas imagens combinam observações feitas com Telescópio Espacial Spitzer da NASA, que observa na luz infravermelha e do Galaxy Evolution Explorer (GALEX) também da NASA que observa a luz ultravioleta. Analisando as informações das diferentes partes do espectro, os cientistas podem aprender muito mais do que olhando um único comprimento de onda isolado, pois através da combinação diferentes partes das galáxias são destacadas em diferentes conteúdos de espectro.

O painel mais a esquerda mostra a NGC 470 (na parte superior) e a NGC 474 (parte inferior), no painel superior direito estão a NGC 3448 e a UGC 6016 e no painel inferior direito estão a NGC 935 e a IC 1801. Nessa imagem colorida representativa, a luz do ultravioleta distante registrada pelo GALEX é mostrada em azul, a luz com comprimento de onda de 3.6 micra registrada pelo Spitzer é mostrada em ciano, a luz com comprimento de onda de 4.5 micra também registrada pelo Spitzer é mostrada em verde e a cor vermelha mostra a luz de 5.8 e 8 micra de comprimento de onda também registrada pelo Spitzer.

Fonte:

http://www.spitzer.caltech.edu/images/3607-sig11-005-Galactic-Train-Wrecks

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .