fbpx

Cinturões de Nuvens Coloridas em Júpiter

Os cinturões de nuvens turbulentas e coloridas dominam o hemisfério sul de Júpiter, nessa bela imagem capturada pela sonda Juno da NASA.

Júpiter aparece nessa imagem com cores realçadas como se fosse uma tapeceria com faixas de cores vibrantes e tempestades. A região escura na parte esquerda é chamada de Cinturão Temperado Sul. Interceptando o cinturão podemos encontrar uma feição fantasmagórica de nuvens brancas. Essa é a maior feição nas baixas latitudes de Júpiter que é um ciclone, girando em sentido horário.

Essa imagem foi feita no dia 16 de Dezembro de 2017, às 16:12, hora de Brasília, enquanto a Juno realizava seu décimo perijove. No momento da imagem, a sonda estava a cerca de 13604 km acima do topo das nuvens no planeta na latitude de 27.9 graus sul.

A escala espacial da imagem é de 9.1 km/pixel.

O cientista cidadão Kven M. Gill, processou essa imagem usando os dados brutos da JunoCam disponíveis para download e para processamento.

Você pode encontrar as imagens da JunoCam para fazer o seu processamento, em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam       

Mais informações sobre a missão da Juno, acesse:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21974/jupiter-s-colorful-cloud-belts

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.