Cientistas Franceses Localizam Com Sucesso o Lunokhod 1 – Primeiro Veículo a Explorar Outro Mundo

lunokhod_01

observatory_150105Cientistas franceses usaram com sucesso um laser para encontrar uma sonda da era soviética na Lua, conhecida como Lunokhod-1, 42 anos depois dela se tornar o primeiro veículo de exploração planetária a pousar em outro corpo celeste.

Os cientistas no Observatório Côte d’Azur conseguiram receber de volta com sucesso sinais de laser de um refletor que com certeza é o veículo de oito rodas Lunokhod-1 que foi levado até a Lua a bordo da nave não tripulada soviética, Luna 17 em Novembro de 1970. A equipe francesa replicou seu sucesso por três noites seguidas no último mês. Liderada pela engenheira francesa Jean Marie Torre, os cientistas franceses localizaram o rover usando uma técnica chamada de variação de laser, que determina a distância até o alvo, nesse caso, o rover Lunokhod 1, medindo o tempo necessário para o pulso de laser viajar de um transmissor até um refletor no alvo e retornar a um detector na Terra.

O experimento de sucesso aconteceu três anos depois que os cientistas norte-americanos localizaram o rover soviético na superfície da Lua usando a mesma técnica. Imagens enviadas de volta para a Terra pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, ajudou os americanos a apontarem o laser no local exato onde estava o refletor na superfície da Lua deixado ali pela nave soviética a aproximadamente 40 anos atrás, que muitos pesquisadores tentaram encontrar sem sucesso e que nunca esperariam encontrar o rover. O contato foi perdido com o rover soviético em Setembro de 1971, aproximadamente 10 meses depois dele ter pousado no Mar das Chuvas na Lua.

Durante os 10 meses que ficou operacional, o rover Lunokhod 1, cobriu mais de 10 quilômetros e transmitiu para a Terra, mais de 20000 imagens além de 200 imagens panorâmicas.

Então, em Setembro de 1971, o rover parou de mandar dados, e tentativas de re-estabelecer contato falharam, até que as equipes de pesquisadores franceses e norte-americanos usaram a técnica com laser para localizar com sucesso o rover Lunokhod 1.

Você conhecia o Lunokhod 1? Não. Então veja o infográfico mostrado acima que descreve como era esse rover, suas realizações na Lua e um pouco mais sobre essa importante missão.

Fonte:

https://www.facebook.com/Roscosmos

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo