fbpx

CiencTecTV Episódio 20 – A Diferença Entre as CMEs e as Flares Solares

The Sun in Hydrogen ALpha Light on 09-18-2014

observatory_150105Uma pergunta que muita gente frequentemente se faz: qual a diferença entre uma ejeção de massa coronal, ou CME e uma flare solar? No vídeo nesse post, através de gráficos excepcionais obtidos da NASA, eu tento explicar rapidamente a diferença entre os dois fenômenos.

As CMEs e as flares solares são explosões que ocorrem no Sol. Algumas vezes elas acontecem juntas, mas elas não são a mesma coisa.

As CMEs são gigantescas nuvens de partículas expelidas pelo Sol para o espaço, enquanto que as flares são na verdades flashes de luz, que ocorrem em vários comprimentos de onda no Sol. As flares emitem energia e raios-X que viajam à velocidade da luz e por isso atingem a Terra em cerca de 8 minutos, já as CMEs são nuvens que vagam mais vagarosamente pelo espaço e atingem a Terra em cerca de 2 a 3 dias.

Para saber mais assistam o vídeo nesse post e deixem nos comentários dúvidas a respeito de conceitos astronômicos.

Boa diversão.

Fonte:

http://www.universetoday.com/114729/nasa-explains-the-difference-between-cmes-and-solar-flares/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .