fbpx

CiencTecTV Ep.18 – A Escolha do Local J Como Ponto de Pouso do Módulo Philae


Philae_s_primary_landing_site_in_context (1)


observatory_150105A sorte está lançada: A ESA escolheu o Local J no cometa Churyumov-Gerasimenko como ponto onde deve pousar o módulo Philae da sonda Rosetta. Esse local fica numa região intrigante da parte da “cabeça”, ou no lobo menor,  do cometa.

A escolha do local oferece um potencial científico único, com pistas da atividade do cometa, que ocorre ali próximo, e um risco mínimo para o módulo Philae se comparado com os outros locais candidatos. A decisão de selecionar o Local J como ponto primário para o pouso do Philae foi unânime. O local reserva de pouso escolhido, foi o Local C, que está situado no “corpo”, ou no lobo maior, do cometa.

O módulo Philae que pesa cerca de 100 kg, está planejado para realizar a manobra de pouso no cometa no dia 11 de Novembro de 2014. A data ainda será confirmada no dia 26 de Setembro de 2014 depois de uma análise cuidadosa da trajetória e a palavra final de Go/No Go para o pouso no local primário passará por uma série de revisões e deve ser anunciada no dia 14 de Outubro de 2014.

Um grande número de aspectos foram considerados para decidir o local de pouso do Philae, entre os mais importantes estão a identificação de uma trajetória segura para que o Philae possa alcançar a superfície do cometa, e que a densidade de ameaças visíveis, como pedaços soltos de rochas e penhascos e desfiladeiros, fosse mínima. Uma vez na superfície outros fatores também passam a ser importantes como o equilíbrio entre as horas de dia e de noite e a frequência de passagens de comunicação com a sonda Rosetta.

Os cometas são considerados verdadeiras cápsulas do tempo, contendo o material bruto e cru que formou o Sistema Solar. Estar o gás, a poeira e a estrutura do núcleo dos cometas, bem como os materiais orgânicos associados com o cometa, por meio de observações remotas, ou in loco, como é o caso da missão Rosetta e do módulo Philae, torna-se fundamental para se descobrir os segredos sove a história e a evolução do nosso Sistema Solar, bem como crucial para responder questões importantes relacionadas com a origem da água e até mesmo da vida no planeta Terra.



No vídeo acima, conto para vocês um pouco mais de detalhes sobre a escolha do Local J como ponto de pouso do módulo Philae, discuto as prioridades da missão, quando o módulo pousar no cometa e comento também um pouco sobre a importância de estudar esses intrigantes objetos do Sistema Solar.

A história completa sobre a escolha do Local J, pode ser encontrada nesse post no meu blog:

https://spacetoday.com.br/imagens/a-historia-completa-sobre-a-escolha-do-local-j-como-local-de-pouso-do-modulo-philae-da-missao-rosetta/

Ajudem os vídeos, deixem o joinha, compartilhem nas redes sociais, comentem, favoritem e se inscrevam no canal, tudo isso ajuda na divulgação e nos motiva a cada vez trazer mais informações para vocês. Obrigado pela audiência.

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/cienctec

TWITTER: https://twitter.com/Cienctec1

YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/ssacani

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .