fbpx

CiencTecTV Ep.11 – A Chuva de Meteoros dos Perseidas



observatory_1501051As chuvas de meteoros são fenômenos astronômicos que sempre despertam uma grande curiosidade do público. Sempre existe aquela visão romântica, ou poética, que ao sair de casa, numa noite de chuva de meteoros e olhar para o céu, poderemos ver, centenas, ou até mesmo milhares de meteoros caindo sobre a nossa cabeça. Essa pode até ter sido a sensação nos anos de 1800, por exemplo. Atualmente, devido ao crescimento das cidades, ao aumento incontrolável da poluição luminosa, está cada dia mais complicado visualizar uma chuva de meteoros. Para que você possa acompanhar esse fenômeno da maneira correta, é preciso sair das cidades, procurar um local longe da poluição luminosa, numa noite sem Lua e com uma atmosfera límpida.

Nos dias 12 e 13 de Agosto de 2014 aconteceu o pico da chuva de meteoros dos Perseidas, uma das chuvas de meteoros mais esperada do ano, devido a sua alta taxa de rastros que podem ser observados no céu. Porém, esse ano, devido a Lua Cheia ter acontecido no dia 10 de Agosto, e ter sido a Lua Cheia do Perigeu, ou seja, uma Lua cerca de 30% mais brilhante, a chuva de meteoros dos Perseidas foi muito prejudicada na sua observação. Mesmo assim, causou um alvoroço, principalmente devido, mais uma vez a falta de informação da maior parte dos meios de comunicação.

Não importa se você conseguirá observar um ou mil meteoros, numa noite, o importante sempre é conhecer bem o fenômeno que está acontecendo e depois contar um pouco com a sorte de ter um tempo bom, e também de saber exatamente onde olhar para o céu.

No vídeo acima, explico o que são as chuvas de meteoros, seus detalhes, as diferenças entre meteoros, asteroides, cometas e meteoritos, as chuvas de meteoros que acontecem durante o ano, dicas de como observar esse fenômeno e mais uma vez uma crítica à cobertura medíocre, dada pela imprensa para o fenômeno. No final do vídeo comento sobre a famosa foto dos rastros estelares que quase sempre é publicada como sendo uma foto de chuva de meteoros. Mais uma vez, não deixem que te enganem, busquem as melhores fontes, as referências e principalmente critiquem o que é jogado pela imprensa na nossa cara, quase sempre eles estão errados, principalmente quando o tema é astronomia.

Obrigado a todos pela audiência, comentários e feedback. Tudo isso é muito importante e me motiva cada vez mais para gerar esse tipo de conteúdo para vocês.

Não se esqueçam de dar um joinha, comentar o vídeo, se inscrever no canal, favoritar e divulgar o vídeo nas redes sociais, vamos espalhar a palavra e semear a astronomia para todos.

Meus contatos são:

BLOG: www.blog.cienctec.com.br

TWITTER: www.twitter.com/Cienctec1

FACEBOOK: www.facebook.com/cienctec

YOUTUBE: www.youtube.com/user/ssacani

Obrigado a todos.

alma_modificado_rodape1051


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.