Cidades Escurecidas

cidades_escurecidas_01

observatory_150105Numa vista assombrada que você nunca pode ver, estrelas brilhantes e a faixa central da Via Láctea se erguem sobre a linha de horizonte da região metropolitana de Pudong em Xangai, na China. Olhando para o leste através do Rio Huangpu, a paisagem urbana inlcui a Oriental Pearl Tower de Pudong de 470 metros de altura. O céu noturno se estende desde Antares e as estrelas de Scorpius na parte bem a direita, até a estrela Altair em Aquila que está bem a esquerda. Para criar a visão de uma realidade nunca antes vista, parte de uma série de imagens chamada, Cidades Escurecidas (http://thierrycohen.com/pages/work/starlights.html), o fotógrafo Thierry Cohen tem combinado uma imagem diurna do horizonte da cidade com uma imagem com orientação ajustada de uma região de céu escuro na mesma latitude a oeste de Merzouga, no Marrocos. O resultado obtido é o céu que horas antes também se erguia sobre a cidade de Xangai, na China, mas que nesse último caso, estariam mergulhando nas luzes de uma cidade sobre o mar. Abaixo imagens feitas da mesma maneira, das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

cidades_escurecidas_02

cidades_escurecidas_03

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130411.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.