China Lança Trio de Satélites Espiões Pela Terceira Vez Em 2021

Três satélites militares da China foram lançados na sexta-feira, dia 12 de março de 2021 (hora de Brasília), a bordo de um foguete Long March 4C, se juntando a outros seis que a China já tinha lançado anteriormente.

Os três satélites da série Yaogan 31 foram lançados 23:19, hora de Brasília, da sexta-feira, dia 12 de março de 2021 desde a base de lançamento de Jiuquan no deserto de Gobi no noroeste da China, de acordo com o que foi repassado pela China Aerospace Science and Technology Corp. ou CASC a principal empresa estatal que presta serviço para o programa espacial chinês.

O foguete Long March 4C de 3 estágios movido a combustível líquido colocou o trio de satélites Yaogan 31 em uma órbita de aproximadamente 1100 km de altura com uma inclinação de 63.4 graus com relação ao equador. As circunstâncias de lançamento foram bem parecidas com as anteriores do Long March 4C, um que foi lançado em 29 de janeiro de 2021 e outro em 24 de fevereiro de 2021, que também levaram 3 satélites Yaogan 31 cada um para o espaço.

O nome Yaogan é usado para os satélites militares chineses. Os satélites Yaogan carregam um radar, um sistema óptico de alta resolução, e instrumentos de sinais de inteligência, e coletam informações que são posteriormente analisadas pelas agências militares e de inteligência da China.

Especialistas no programa espacial chinês acreditam que os satélites Yaogan 31 são desenhados para detectar sinais de rádio para ajudar a localizar forças navais estrangeiras. Antes dos 3 lançamentos dos satélites Yaogan 31 desse ano, a China tinha lançado um trio similar desses satélites em abril de 2018, também a bordo do foguete Long March 4C.

Antes de 2018, a China lançou cinco foguetes Long March 4C com trios de satélites Yaogan na mesma órbita de 1100 km de altura usada pelos satélites Yaogan 31. Esses lançamentos podem ter entregue na órbita uma geração anterior de satélites de vigilância marinha.

O lançamento do dia 12 de março de 2021, do foguete Long March 4C foi a sétima tentativa de lançamento orbital da China em 2021. Seis missões foram realizadas com sucesso.

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2021/03/14/china-launches-spy-satellite-triplet-for-third-time-this-year/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.