China Está Desenvolvendo o Foguete Inteligente

A China está desenvolvendo um foguete inteligente que poderá corrigir falhas mecânicas durante o voo e traçar uma nova trajetória.

O foguete, que está sendo desenvolvido por uma equipe de projetistas com a China Academy of Launch Vehicle Technology, terá a habilidade de perceber, julgar, planejar e executar correções de voo por si próprio. Ele será equipado com um avançado sistema de energia reutilizável que pode ser ligado e desligado repetidamente.

Com base na sua missão de voo, capacidades e ambiente externo, o foguete pode automaticamente criar o melhor plano de controle de voo e completar seu próprio lançamento no espaço.

O objetivo final de qualquer lançamento de foguete é entregar a carga útil na órbita planejada. No caso de um mal funcionamento, desde que não seja um dano estrutural ou algo que exploda o foguete inteligente pode responder e fazer ajustes por si próprio, incluindo entrar numa órbita de resgate de emergência e até mesmo retornar para a base para minimizar perdas.

“Se acontece um mal funcionamento do motor, um foguete normal pode falhar por completo na sua missão e tem o risco de colidir com algo e cair de forma descontrolada”, disse Gao Lei, desenhista chefe da equipe de projetistas.

O foguete inteligente, contudo, poderia rapidamente avaliar a situação e suas capacidades, e fazer um novo plano de voo. Por exemplo, se ele perde potência, o foguete poderia maximizar suas capacidade de programar um novo alvo, como entrar numa órbita mais baixa, e gradativamente alcançar a órbita alvo final e então fazer o lançamento da carga útil completando a missão.

Shang Teng, um membro da equipe de projetistas, disse que o foguete inteligente poderia também reduzir o custo de lançamento, e todos os foguetes de carreira ativos poderiam ser atualizados para ser um foguete inteligente no futuro.

Fonte:

http://www.xinhuanet.com/english/2018-06/29/c_137290092.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.