China Batiza Seu Rover Marciano de Zhurong – O Deus do Fogo

A china escolheu o nome de seu rover que vai pousar em Marte, ele vai se chamar Zhurong, esse nome é dado em homenagem a um antigo deus do fogo.

A China National Space Administration, CNSA, também conhecida como NASA chinesa revelou o nome durante o sexto China Space Day que aconteceu em Nanjing nesse sábado, dia 24 de abril de 2021.

Zhurong foi o nome mais popular dentro de uma lista de 10 nomes que foi levada à votação popular que foi aberta em janeiro de 2021, e a escolha foi então anunciada por um especialista e pela própria CNSA.

Ter o nome de deus do fogo para o rover é algo até interessante no caso chinês, que chama Marte de Huoxing, que significa literalmente estrela de fogo.

O rover Zhurong pesa 240 kg é movido a energia solar e é parte da missão chinesa em Marte, Tianwen-1, que foi lançada em julho de 2020 e que chegou na órbita marciana em fevereiro de 2021.

O orbitador da Tianwen-1 tem coletado imagens de alta resolução do possível local de pouso do Zhurong na Utopia Planitia. A tentativa de pouso do rover deve acontecer em maio de 2021.

O rover carrega câmeras panorâmicas e multipespectrais e instrumentos que serão usados para analisar a composição das rochas. O Zhurong irá também investigar as características da subsuperfície marciana, usando para isso um GPR.

Fonte:

https://www.space.com/china-tianwen-1-mars-rover-named-zhurong

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.