Chegaram as Primeiras de Alta Resolução do Cometa Tempel 1 Feitas Pela Sonda Stardust Durante a Missão NExT

Poucos imaginavam que seria assim, imagens tão detalhadas como as que veremos aqui. Muitos pensavam que as imagens seriam borradas e sem muito detalhe, e que seria difícil conseguir ajustar as feições vistas na sonda Deep Impact com as mesmas feições observadas na Stardust. Embora um momento de tensão tenha tomado conta dos pesquisadores, as imagens chegaram e mostram muitos detalhes interessantes.

A sonda da NASA Stardust que está cumprindo a missão a NExT sobrevoou o cometa Tempel 1 a uma velocidade de 10 km/s e está mandando para a Terra 72 imagens de alta resolução que registram para sempre esse encontro. A maior aproximação entre a sonda e o cometa aconteceu por volta as 5:37 da manhã, horário de Brasília do dia 15 de Fevereiro de 2011.


As imagens de alta resolução enviadas são incrivelmente claras e precisas e mostram um terreno rico em crateras algo novo no que diz respeito a imagens de cometa. A sonda Stardust passou a 181 quilômetros de distância do Tempel 1 na sua maior aproximação.

Abaixo pode-se ver uma animação feita com as imagens registrada pela sonda Deep Imapct que visitou o  mesmo cometa em 2005 e uma imagem de alta resolução do cometa durante o encontro entre a Deep Imapct e o Tempel 1. Na época a sonda Deep Impact lançou um projétil que se chocou com a superfície do cometa.


Agrupando as imagens até o momento liberadas foi possível também montar uma animação para o encontro da Stardust.

Fontes:

http://www.planetary.org/blog/article/00002916/

http://www.universetoday.com/83319/stardust-next-unveils-astoundingly-detailed-and-crater-rich-photos-of-comet-tempel-1/

http://www.jpl.nasa.gov/news/stardust/

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo