Checando o Deck do Rover Curiosity em Alta Resolução

Essa imagem de resolução completa é na verdade um auto-retrato e mostra o deck do rover Curiosity da NASA a partir das câmeras de navegação. A traseira do rover pode ser vista na parte superior esquerda da imagem, e duas rodas do lado direito do rover podem ser vistas na parte esquerda da imagem. Partes das pontas do anel da cratera Gale formam a faixa mais clara no plano de fundo. Pedaços de cascalho com aproximadamente 1 cm de tamanho podem ser vistos no deck do rover.

Esse mosaico foi feito com oito imagens, cada uma delas com 1024 x 1024 pixels, e foram feitas no início da manhã do dia 8 de Agosto de 2012. Ele usa uma média das posições das chamadas Navcam para sintetizar o ponto de vista de uma única câmera, com um campo de visão de 120 graus. A junção entre as imagens foi minimizada, mas ainda estão visíveis. O campo de visão introduz alguma distorção nas bordas do mosaico.

A tag de realidade aumentada vista no meio da imagem poderá ser usada no futuro com celulares para que se possam obter maiores informações sobre a missão.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16027.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.