fbpx

Céu Iluminado Com o Lançamento da Missão ATREX

O ATREX, o Anomalous Transport Rocket Experiment lançou com sucesso cinco sondas suborbitais nas primeiras horas da manhã do dia 27 de Março de 2012, desde Wallops Flight Facility na Virginia como parte de um estudo das correntes de jatos de nível superior. O primeiro foguete foi lançado às 4:58 a.m. EDT e cada foguete subsequente foi lançado com intervalos de 80 segundos.

Cada um dos foguetes lançou um traçador químico que criou nuvens brancas leitosas na borda do espaço. Os lançadores e as nuvens foram vistas de acordo com relatos ao sul em Wilmington, N.C., a oeste em Charlestown, W. Va., e ao norte em Buffalo, N.Y.

A missão irá adquirir informações que ajudarão os pesquisadores a entenderem melhor o processo responsável pelas correntes de jatos de ata altitude localizados entre 60 e 65 milhas acima da superfície da Terra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2206.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .