Celebrando 41 Anos do Homem na Lua

A quarenta e um anos atrás, um dos mais importantes eventos na história mundial aconteceu na superfície da Lua, quando o módulo lunar da Apllo 11, a Águia tocou o solo lunar no Mare  Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade) nas coordenadas lunares 00.67408 °N latitude, 23.47297 °E longitude. Foi registrada a seguinte fala de Neil Armstrong: “Houston, aqui Bacia da Tranqüilidade. A Á guia pousou”. Pouco tempo depois, ele deu passos na superfície da Lua, tornando-se o primeiro ser humano a colocar os pés na superfície de outro corpo celeste fora da Terra. Então ele calmamente disse: “Este é um pequeno passo para o homem. Um gigantesco salto para a humanidade”. Para celebrar essa data, só podemos dizer obrigado a esses corajosos astronautas que correram riscos necessários para fazer do programa de exploração lunar Apollo um sucesso estabelecendo as bases para uma futura missão até a Lua. Nessa imagem feita pela sonda LRO, é possível observar a base da Águia descansando eternamente no solo lunar.


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.