Cassini Sobrevoa Encélado e Faz Imagem Espetacular de Suas Plumas de Vapor d’Água e Gelo


A sonda Cassini da NASA completou com sucesso no dia 1 de Outubro de 2011, seu sobrevoo pela lua Encélado de Saturno, e capturou essa imagem bruta, que não foi processada, mas onde é possível ver claramente as plumas de vapor d’água e gelo emitidas pelo satélite.

A sonda voou a aproximadamente 100 quilômetros acima da superfície do satélite. Durante o encontro, as câmeras de alta resolução da Cassini registraram essas imagens espetaculares dos jatos sendo emanados da região polar sul da lua. O encontro mais próximo entre a sonda e o satélite foi desenhado para dar aos instrumentos da Cassini, incluindo o espectrômetro de íon e massa neutra a chance de experimentar as plumas.

As imagens do jato têm resoluções espaciais que variam de 1 km por pixel até 3500 metros por pixel. As imagens da superfície mostram o terreno do hemisfério frontal de Encélado previamente visto. Contudo, durante esse encontro, um imageamento multi espectral desse terreno se estendeu muito mais na região ultravioleta do espectro do que o espectro eletromagnético que tinha sido anteriormente explorado. Observando a superfície nos comprimentos de onda do ultravioleta, os cientistas podem detectar melhor as diferenças entre os materiais que constituem a superfície e as sombras do que eles podem ser visíveis nos comprimentos de onda onde os materiais congelados são altamente refletivos. Tanto nas imagens em ultravioleta como nas imagens no visível do mesmo terreno disponíveis, os cientistas entenderão melhor como as partículas de gelo cobrem a superfície vindas das fontes e como as plumas mudam o terreno com o tipo e com a idade.

A próxima passagem da Cassini por essa lua fascinante acontecerá no dia 19 de Outubro de 2011, quando a sonda irá voar a uma altura aproximada de 1231 quilômetros.

Essa imagem ainda não foi validada ou calibrada. Uma imagem calibrada e validade de Encélado será arquivada no sistema da NASA em 2012.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4376


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.