Cartões Postais da Rosetta

Comet_details_node_full_image_2


observatory_1501051A imagem confirma: A sonda Rosetta chegou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko! Holger Sierks da equipe do OSIRIS apresentou duas novas visões do cometa com detalhes impressionantes durante o evento sobre a chegada da sonda Rosetta que aconteceu no ESOC em Darmstadt.

A imagem acima foca numa região suave na base do corpo do cometa 67P/C-G, e foi feita pela câmera de ângulo fechado do instrumento OSIRIS da sonda Rosetta e baixada hoje, dia 6 de Agosto de 2014.

A imagem mostra claramente uma grande variedade de feições, incluindo pedaços de rochas (ou gelo?), crateras, de diferentes formas e tamanhos e até mesmo desfiladeiros íngremes e elevados. Essa imagem foi feita a uma distância de 130 km do cometa e tem uma resolução espetacular de 2.4 metros por pixel.

Outra imagem detalhada, apresentada abaixo, mostra a cabeça do cometa na parte esquerda do frame, que gera uma bela sombra no pescoço e no corpo do cometa, na parte direita da imagem. Essa imagem foi feita a uma distância de 120 km do alvo e tem uma resolução ainda mais espetacular de apenas 2.2 metros por pixel.

Para ficar atualizado com as últimas imagens enviadas pela sonda Rosetta, fiquem ligados aqui no blog e consultem também o link: http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Rosetta/Highlights/Postcards_from_Rosetta

Comet_close-up


Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/06/postcards-from-rosetta/

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.