fbpx

Um Cartão Para Namorados Direto do Asteroide Vesta

A imagem acima é baseada numa imagem obtida pela câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA que é sobreposta por uma representação colorida da topografia do terreno que ela representa. A topografia é calculada a partir de um conjunto de imagens obtidas com pontos de vistas ligeiramente distintos, permitindo assim a reconstrução estereográfica da região. As diferentes cores correspondem às elevações das feições na área. As áreas em branco e vermelho no topo da imagem são as regiões mais altas e a região em azul na forma de um coração na parte inferior da imagem é a região mais baixa. Essa cavidade em forma de coração tem aproximadamente 10 km de diâmetro.

A imagem acima foi feita com a câmera da sonda Dawn apontando para o Quadrante Pinaria do asteroide Vesta e o centro da imagem está nas coordenadas de 36.0 graus de latitude sul e 82.3 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com o filtro limpo da câmera de enquadramento no dia 13 de Dezembro de 2011. A imagem foi obtida com a sonda a uma distância de 272 quilômetros acima da superfície do asteroide Vesta e a imagem tem uma resolução de aproximadamente 25 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida já na fase LAMO, ou Low Altitude Mapping Orbit da missão da Dawn na órbita do Vesta e para a representação dessa imagem foi usada a projeção do tipo Lambert-azimutal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120214

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .