Carrossel de Brocas É Instalado No Rover da Missão Mars 2020

O carrossel de brocas, esse é o nome do mecanismo que terá um papel fundamental no processo de aquisição, armazenamento e eventual retorno para a Terra das primeiras amostras de um outro planeta que a humanidade terá a chance de ter, foi incorporado ao rover da missão Mars 2020.

“O carrossel de brocas está no centro do subsistema de amostragem e coleta”, disse Keith Rosette, gerente da operação de recolhimento de amostras da missão Mars 2020 no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, na Califórnia. “Ele contém todas as ferramentas para poder realizar a perfuração e recolher as amostras da superfície marciana e também tem entradas para as amostras serem colocadas dentro do rover para ser analisadas”.

Parecendo com um projetor de slide extraterrestre da década de 1960, o carrossel de brocas do rover da missão Mars 2020 é onde estão nove perfuratrizes que facilitam a aquisição de amostras e análise do solo: duas abrasivas, uma para o regolito, e seis para amostragem. As brocas de amostragem e do regolito são usadas para colocar as amostras marcianas em um tubo limpo de coleta de amostras, enquanto que a broca abrasiva é usada para raspar as camadas superiores das rochas para expor uma superfície não alterada para ser estudada.

Quando a equipe do rover estiver pronta para realizar perfuração, o carrossel entra em ação. Se, por exemplo, o objetivo é fazer uma operação abrasiva, o carrossel manobra para que a broca apropriada fique na posição, de modo que o braço possa extrair a amostra. Uma vez que a perfuração tenha sido realizada, a broca volta para o carrossel.

Para a coleta de amostras, um tubo é inserido dentro da broca apropriada antes do carrossel se movimentar e é colocada na posição. Uma vez que o tubo de amostra seja preenchido, o braço robótico retorna a broca e o tubo para o carrossel, onde então eles vão para as estações de processamento e armazenamento.

“O carrossel de brocas foi a última peça do Sample Caching System do rover da missão Mars 2020 a ser instalado”, disse John McNamee gerente de projeto da missão Mars 2020 no JPL. “E enquanto o interior do rover está essencialmente completo – uma bateria e uma câmera usadas durante o pouso estão planejadas para serem instaladas nas próximas semanas, a equipe de teste e montagem não descansaram enquanto tudo não estiver pronto. Meses de avaliação e ajuste fino veem pela frente, para que se tenha certeza que esse rover estará na plataforma de lançamento no dia 17 de Julho de 2020”.

A missão Mars 2020 irá pousar na Cratera Jezero em Marte em 18 de Fevereiro de 2021.

O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover da missão Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA na sede da agência em Washington. A NASA usará a Mars 2020 e outras missões, incluindo as missões para a Lua, para preparar a exploração humana do Planeta Vermelho. A agência pretende estabelecer uma presença humana sustentável na Lua em 2028, através do programa de exploração lunar Artemis da NASA.

Você ainda pode submeter o seu nome para Marte que viajará a bordo da missão Mars 2020 até o dia 30 de Setembro de 2019, para isso visite o site:

https://go.nasa.gov/Mars2020Pass

Para mais informações sobre a missão Mars 2020, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7478

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.