Caronte em Detalhe

pluto-moon-charon-up-close-2

O mosaico acima é feito com as imagens de mais alta resolução até o momento enviadas para a Terra pela sonda New Horizons da NASA. Essa imagem se estende desde o limbo esquerdo até o terminador, ou até a linha que divide o dia da noite, localizada na parte direita da imagem.

A partir da esquerda, a imagem passa pelo terreno rugoso repleto de crateras, pelos cânions repletos de falhas da Serenity Chasma, e entra na planície com terreno recente de Vulcan Planum. A visão expandida da Vaulcan Planum na parte inferior do mosaico, com seus rilles (depressões estreitas e longas, lembrando canais) e com crateras de impacto intermitentemente espaçadas, cria uma paisagem que lembra muito as planícies vulcânicas da Lua (os mares lunares). Contudo, enquanto que os mares lunares são feitos de basalto, essas planícies em Caronte são feitas de gelo de água.

Fonte:

https://www.nasa.gov/nh/pluto-moon-charon-up-close

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.