Capturando e Ancorando a Cápsula Dragon na ISS

No dia 25 de Maio de 2012, com a escuridão, o horizonte da Terra e uma fina linha da atmosfera formando o enquadramento, a cápsula comercial da empresa SpaceX, Dragon foi agarrada pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional Canadarm 2. Os engenheiros de voo da Expedição 31, Don Petit e Andre Kuipers fizeram a manobra de agarramento da cápsula Dragon às 9:56 a.m. EDT e usaram o braço robótico  para ancorar a Dragon no módulo Harmony que fica voltado para a Terra às 12:02 p.m. do dia 25 de Maio de 2012. Com essa manobra, a cápsula Dragon tornou-se o primeiro veículo espacial comercialmente desenvolvido a ser lançado para a ISS, e se juntando assim à frota de naves de carga russa, europeia e japonesa, reestabelecendo assim a capacidade norte-americana de fazer viagens até a ISS. A Dragon está programada para ficar uma semana acoplada à ISS antes de retornar para a Terra no dia 31 de Maio de 2012.

O vídeo acima mostra de maneira completa como se deu essa manobra, que com certeza já pode ser considerada como um marco importante na exploraçãoo espacial pelo homem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2259.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.