fbpx

Cânion Atmosférico É Registrado no Sol Pela Sonda SDO

Um grande buraco se abriu na atmosfera do Sol. Esse cânion atmosférico no Sol, tem cerca de 700 mil km de comprimento e está voltado de frente para a Terra. Essa imagem foi obtida pela sonda da NASA, Solar Dynamics Observatory, e mostra a estrutura diretamente voltada para a Terra no dia 21 de Outubro de 2017.

Esse cânion é chamado de buraco coronal, uma região onde o campo magnético do Sol sofre um desgaste e o vento solar escapa para o espaço. O vento solar emerge a uma velocidade entre 600 e 700 km/s. Quando esse material em rápida velocidade atingir a Terra, cerca de dois depois, ele provavelmente irá gerar tempestades geomagnéticas, espera-se que no dia 24 de Outubro aconteça uma tempestade de classe G1 e que possivelmente se intensifique se transformando numa tempestade de classe G2,no dia 25 de Outubro de 2017. Esperem belas fotos de aurora no decorrer da semana.

Fonte:

http://spaceweather.com

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.