Câmeras Em CubeSat Registram Imagens do Lago Superior

Essas duas imagens do Lago Superior e da área ao redor mostram os primeiros dados baixados das câmeras do CubeSat Multispectral Observation System, o chamado CUMULOS. A imagem da esquerda, feita por uma câmera de infravermelho de comprimento de onda curto, captura uma área maior do lago e mostra forte contraste entre a terra e a água. O campo de visão mais estreito da imagem na direita feito com uma câmera infravermelha de comprimento de onda mais longo, indica uma diferença na temperatura da água entre o centro do lago e a água nas baias e nas ilhotas.

O CUMULOS está testando a performance dos sensores comerciais para as missões de monitoramento do clima e do meio ambiente. As câmeras são desenhadas para fazer um imageamento do tipo point-and-stare e permite uma cobertura simultânea de regiões da Terra de uma altitude orbital de 452 quilômetros.

O CUMULOS é uma demonstração de uma carga experimental no Integrated Solar Array and Reflectarray Antenna, o ISARA, da NASA, que é gerenciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia e operado pela The Aerospace Corporation.

Fonte:

[https://phys.org/news/2018-07-image-tiny-cameras-snap-pictures.html]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.