Câmera HiRISE Registra Voçorocas Congeladas Na Fossa Central de Uma Cratera Em Marte

As voçorocas congeladas que são mostradas nessa imagem estão localizadas ao longo de uma fossa irregular com cerca de 15 km de largura. A fossa está localizada dentro de uma cratera de impacto na região de Sisyphi Planum, que tem 35 km de diâmetro e está localizada ao norte dos depósitos de camadas do polo sul marciano.

O gelo de dióxido de carbono cobre boa parte da região e ajuda a revelar as sutis texturas na paisagem. A camada de sedimento visível nas paredes da fossa onde essas voçorocas se formaram, provavelmente preenchia boa parte da cratera de impacto.

Existem evidências para uma grande quantidade de processos nessa região. As manchas escuras de baixo albedo ao longo de algumas voçorocas e os leques de detritos congelados, especialmente ao longo da base no terreno em camadas, são provavelmente áreas de degelo, nesses pontos, o dióxido de carbono sublimou durante a primavera. O terreno periglacial formando padrões poligonais sugere que a região é rica em gelo e voláteis próximos da superfície.

Formas ricas em gelo parecidas com deslizamentos de terra, e cristas sinuosas que correm ao longo da base da parede da fossa são também comuns, isso ocorre devido à instabilidade das camadas de sedimentos que compõem as paredes da fossa.

Fonte:

https://www.uahirise.org/hipod/ESP_038903_1115

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.