Câmera HiRISE Registra Cavidades No Material Ejetado da Cratera Hale Em Marte

Quando a Cratera Hale em Marte se formou, um grande bólido atingiu o planeta, e durante a formação da cratera ocorreu o que chamamos de ejeção de material. Esse material é rico em voláteis e cobrem uma vasta região mostrada na imagem.

Quando são aquecidos pelo calor de um impacto esses voláteis podem explodir como gases, e o que eles deixam marcado na superfície, são essas cavidades, que embora pareçam crateras de impacto, não são.

Em Marte, quando você tem uma depressão, como essas cavidades, ou crateras de impacto, com o passar do tempo, a tendência é que ocorra a formação de campos de dunas, como podemos ver na parte superior da imagem.

Fonte:

https://www.uahirise.org/hipod/ESP_039524_1445

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.