Câmera HiRISE Registra Belo Deslizamento de Terra Em Marte na Região de Hebes Chasma

Essa bela imagem feita pela câmera HiRISE da sonda MRO mostra uma seção proeminentemente estratificada cortando a rocha de uma montanha no meio da região conhecida como Hebes Chasma em Marte.

O material mostra algumas lineações, bem no centro da imagem o que pode ser os resquícios de deslizamentos de terra que deixaram expostas sua altura e seus taludes íngremes. No meio do talude, uma série de faixas claras e escuras podem ser vistas cortando a cena de leste para oeste através das cristas e dos vales do afloramento. Abaixo disso, o material escuro está sendo erodido do talude, descendo a montanha e está sendo então coletado em leques na base do desfiladeiro.

Camadas de rocha expostas como essas são úteis para se determinar os tipos de processos geológicos que ocorreram nessa área com o decorrer do tempo, e os deslizamentos de terra e os depósitos em leque podem nos dizer sobre como a região está sendo erodida mais recentemente, e até hoje.

Fonte:

https://www.uahirise.org/hipod/ESP_036927_1790

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.