Câmera HiRISE Identifica Deslizamentos de Terra na Região do Vale Marineris em Marte

O Vale Marineris é o maior cânion do Sistema Solar, se ele fosse sobreposto no mapa dos EUA, por exemplo, ele se esticaria desde Los Angeles até Washington, possivelmente até a Nova Inglaterra. Assim sendo essa imagem da HiRISE mostra apenas uma pequena porção de todo esse sistema.

Essa imagem mostra deslizamentos de terra semelhantes a voçorocas, chamados de perda de massa, no interior das camadas dos depósitos do Vale Marineris. Entre as feições incluem-se alcovas e canais, que também são visíveis na imagem abaixo. Contudo, essa imagem abaixo não tem uma qualidade muito boa devido a uma tempestade de poeira, assim sendo a imagem superior pode nos fornecer os detalhes de pequenas escalas onde se pode observar a forma e o tamanho das estruturas.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022632_1670

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.