Câmera HiRISE da Sonda MRO Registra Novas Crateras de Impacto Em Marte

Esse novo impacto foi descoberto em Marte pela equipe da Context Camera, a CTX, que enviou para a equipe da HiRISE para fazer uma imagem de alta resolução do local. Os pesquisadores estimam que o impacto aconteceu entre Janeiro de 2012 e Setembro de 2016, pois essas crateras não aparecem em imagens feitas pelo instrumento THEMIS. Essas crateras podem ter algo entre 2 e 4 anos terrestres de vida, o que é extremamente novo em termos geológicos, já que a maioria das crateras que observamos em Marte, possuem milhões de anos de vida.

A aparência azulada se deve à intensa explosão do impacto que movimentou toda a poeira na superfície. Essa poeira normalmente tem uma tonalidade mais clara e avermelhada em cor comparada com o que está abaixo dela. Quando você remove a poeira, você a deixa com uma marca escura que pode às vezes ser azulada em comparação com o terreno avermelhado ao redor. Essas feições são proeminentes somente ao redor de impactos jovens, pois todas as crateras mais antigas já foram cobertas com poeira novamente com o passar do tempo.

Essa zona de impacto azulada é bem diferente do gelo exposto em novas crateras. A forma, a cor, e o brilho são características distintas e assim os cientistas podem notar.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_053006_1980

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.