fbpx

Câmera HiRISE da Sonda MRO Mostra Canal Cortando Cratera Em Planície de Marte


Essa imagem de Marte mostra uma cratera de impacto localizada na parte leste da Elysium Planitia. A região é uma planície suave localizada ao longo do equador de Marte, entre as terras altas e acidentadas do sul e a região vulcânica de Elysium.

As planícies foram repetidamente cobertas por fluxos de lava que preencheram na sua maioria as áreas mais baixas, resultando em uma região impressionantemente plana. Essa cratera em particular tem sido envolvida por um grande fluxo de lava mais novo conhecido em Marte, a inundação de lava de Athabasca Valles.

As lavas que fluíram para dentro da cratera, através do ponto mais baixo no anel, formaram um canal de transbordamento. A base do canal é coberta com dunas de areia, desse modo é difícil dizer quanto de lava entrou na cratera. O que é preservado aqui é um passo no processo que tem sido apagado por muitas outras crateras existentes em Elysium Planitia à medida que a lava preencheu as crateras e outros baixos topográficos.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023825_1855


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .