fbpx

Câmera HiRISE da Sonda MRO Fotografa em Detalhes Região de Tithonium Chasma em Marte


Essa complicada paisagem de crateras, taludes e pedaços de rocha em Marte está em uma área chamada de Tithonium Chasma, um grande vale que é por si só parte do sistema de cânions mais conhecido do Valles Marineris.

Os cientistas possuem interesse em imagear cânions como esse pois eles fornecem uma visão da subsuperfície ao redor expondo materiais potencialmente mais antigos, do mesmo modo que acontece com o cânions na Terra. Essa imagem mostra o interior de um vale, embora as paredes desse cânion também já tenham sido imageadas anteriormente como mostra a imagem abaixo.

Evidências obtidas pelo instrumento CRISM, um espectrômetro que também viaja a bordo da sonda MRO, sugere que sulfatos e óxidos de ferros existem nessa região, na forma de depósitos acamadados. Não se sabe ainda por quanto esses depósitos podem se estender abaixo da superfície.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023029_1755


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .