Câmera HiRISE da Sonda MRO Faz Bela Imagem de Falhas Em Marte

Essa imagem feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, mostra a região de Meridiani Planun. Na imagem é possível ver claramente as falhas cortando as camadas das rochas ali depositadas. Algumas das falhas produzem uma clara quebra ao longo das camadas, deslocando as camadas individuais de rochas.

O que é interessante de se notar, é que as camadas continuam através das falhas e parecem estar esticadas. Essas observações sugerem que algumas das falhas aconteceram enquanto as camadas de rochas depositadas ainda estavam passando pelo processo de solidificação e puderam então ser deformadas. As falhas posteriores a esse processo, ou seja, que aconteceram depois que as rochas já estavam solidificadas, causaram uma clara ruptura nas camadas.

O mapa é projetado aqui com uma escala de 50 centímetros por pixel. A escala da imagem original é de 54.6 centímetros por pixel, e objetos da ordem de 164 centímetros podem ser resolvidos. O norte está para cima.

A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington.

Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia22187/the-fault-in-our-mars

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.