fbpx

Câmera HiRISE da Sonda MRO da NASA Fotografa Valas Coloridas em Uma Cratera Não Denominada a Sudeste da Região de Uzboi Valles em Marte

Numerosas valas têm causado a erosão na parede nordeste dessa cratera em nome de 15 km de diâmetro localizada nas terras montanhosas do sul a sudeste do Uzboi Valles em Marte.


Embora não se possa ver na imagem em escala de cinza, a versão colorida da imagem das paredes da cratera (imagem abaixo) revela uma grande variedade de feições geológicas. Camadas finas com tonalidades claras são visíveis na parte mais superior da parede da cratera e depósitos mais coloridos alternados com dunas são visíveis no interior da cratera, sugerindo que esses leques mais distais são sedimentos finos e por isso são facilmente transportados para as dunas por meio dos ventos locais.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022262_1475

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .