fbpx

Camadas São Reveladas em Uma Cratera Exumada na Região de Meridiani Planum Em Marte

Essa imagem mostra uma cratera exumada na região conhecida como Meridiani Planum, uma região equatorial que a sonda Mars Exploration Rover Opportunity tem explorado na superfície de Marte desde Janeiro de 2004.

Uma cratera exumada é uma cratera que foi formada há muito tempo atrás e foi mais tarde preenchida com materiais e então soterrada. Erosões subsequentes fazem com que essa cratera seja exposta na superfície novamente.

O interior da cratera contém uma sequência de camadas que são remanescentes de materiais que originalmente preencheram a cratera. As camadas foram depositadas então tornando-as cimentadas à medida que as camadas são depositadas e pressionadas para baixo. A sequência de camadas não foram erodidas pelo fato de diferentes camadas possuírem diferentes composições e outros fatores, como a alteração química e a alteração da cimentação, que pode ter deixado determinadas regiões mais resistentes ao processo de erosão.

Fonte:

http://www.uahirise.org/PSP_001374_1805

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo