Camadas São Reveladas em Uma Cratera Exumada na Região de Meridiani Planum Em Marte

Essa imagem mostra uma cratera exumada na região conhecida como Meridiani Planum, uma região equatorial que a sonda Mars Exploration Rover Opportunity tem explorado na superfície de Marte desde Janeiro de 2004.

Uma cratera exumada é uma cratera que foi formada há muito tempo atrás e foi mais tarde preenchida com materiais e então soterrada. Erosões subsequentes fazem com que essa cratera seja exposta na superfície novamente.

O interior da cratera contém uma sequência de camadas que são remanescentes de materiais que originalmente preencheram a cratera. As camadas foram depositadas então tornando-as cimentadas à medida que as camadas são depositadas e pressionadas para baixo. A sequência de camadas não foram erodidas pelo fato de diferentes camadas possuírem diferentes composições e outros fatores, como a alteração química e a alteração da cimentação, que pode ter deixado determinadas regiões mais resistentes ao processo de erosão.

Fonte:

http://www.uahirise.org/PSP_001374_1805

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.