Camadas do Escudo de Calor do James Webb São Abertas e Totalmente Tensionadas Pela Primeira Vez

A empresa Northrop Grumman Corporation, que desenhou a óptica do Telescópio Espacial James Webb da NASA, o bus do James Webb, e o escudo de calor para o Goddard Space Flight Center da NASA, abriu o subsistema dos escudos de calor, e tencionou totalmente as cinco camadas desse escudo pela primeira vez.

“O primeiro tensionamento do escudo de calor é um momento monumental e animador, não só para o programa mas para a equipe colaborativa do James Webb”, disse Scott Willoughby, vice-presidente e gerente de programa, do James Webb na Northrop Grumman Aeorospace Systems. “Esse inovador escudo de calor é único para a indústria, e irá proteger a óptica do James Webb do calor, fazendo com que seja possível fazer imagens nítidas e sem problema da formação das primeiras estrelas e galáxias que nasceram a mais de 13.5 bilhões de anos atrás”.

No espaço, o subsistema do escudo de calor, divide o Telescópio Espacial James Webb, num lado quente, voltado para o Sol e um lado frio voltado para o espaço onde estará a óptica e os instrumentos científicos. O subsistema do escudo de calor, que inclui a estrutura e os mecanismos necessários para abrir as cinco camadas, foi desenhado, produzido e montado pela Northrop Grumman, com as cinco camadas de membranas manufaturadas pela NeXolve Corporation em Huntsville, no Alabama.

As membranas serão dobradas, abertas e tensionadas novamente, mais duas vezes para testes. O método usado para dobrar e guardar as membranas é o mesmo que será usado para dobrar as membranas para o lançamento. As camadas do escudo de calor, que são do tamanho de uma quadra de tênis, protegerão e irão prevenir o telescópio do calor da Terra, do Sol e da Lua, calor esse que pode interferir nos sensores infravermelhos do James Webb.

As camadas do escudo de calor, cada uma, tem a espessura de um fio de cabelo humano, e trabalharão de forma conjuntas para reduzir as temperaturas entre os lados quente e frio do observatório de aproximadamente 570 graus Fahrenheit. Se movendo da camada voltada para o Sol para aquela mais próxima do telescópio, cada camada sucessiva do escudo de calor, que é feita de Kapton, é mais fria do que a de baixo. O escudo de calor, junto com o resto do telescópio espacial, será dobrado no estilo de um origami e será colocado em órbita a bordo de um foguete Ariane 5.

O Telescópio Espacial James Webb, é o complemento científico para o Telescópio Espacial Hubble da NASA, e será o grande primeiro observatório espacial da próxima década. O James Webb é um projeto internacional liderado pela NASA com seus parceiros, a ESA e a CSA.

A empresa Northrop Grumman é uma empresa líder global em segurança, fornecendo sistemas inovadores, produtos e soluções em sistema autônomos, cibernéticos, C4ISR, logística e modernização para clientes em todo mundo. Por favor, visite: news.northropgrumman.com e siga a empresa no Twitter, em @NGCNews, para mais informações.

Fonte:

https://news.northropgrumman.com/news/releases/sunshield-deployment-and-layers-fully-tensioned-on-nasas-james-webb-space-telescope

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.