fbpx

Imagem Mostra Detalhes das Camadas de Depósitos do Polo Norte de Marte

A imagem acima mostra camadas de depósitos coloridos de primavera na região polar norte de Marte e foi feita pela câmera HiRISE da sonda MRO. Os cientistas estudam as camadas de depósitos pois com elas é possível determinar o ambiente do passado de Marte estudando a composição química das diferentes camadas. As camadas mais velhas estão soterradas por bilhões de anos de sedimentos e depósitos de poeira.

Quando expostas, essas camadas nos dizem muito sobre o passado do clima em Marte incluindo como o ambiente de Marte era quando as camadas foram depositadas, quanto tempo o planeta Marte passou sobre determinado tipo de clima e o tempo aproximado em que o ambiente mudou. Resumindo, o estudo das camadas dos depósitos ajudará aos cientistas a determinarem quando a água foi abundante em Marte e aproximadamente quando e quanto levou para o planeta atingir o seu estado atual. Se nós soubermos quando e quanto tempo levou para a água desaparecer da superfície de Marte, nós podemos usar essa informação para descobrir onde existiu água em Marte.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/02/mars-photo-of-day-feb-17-2012.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+marstravel%2FMarsPhoto+%28Mars+Photo+of+the+Day%29&utm_content=FeedBurner

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .