Camadas de Tonalidade Clara São Identificadas em Cavidade no Noctis Labyrinthus em Marte

A imagem completa para leste mostra boas exposições de camadas de tonalidades claras. Os cientistas querem aprender como essas camadas ocorrem durante o passado distante de Marte, poderiam elas terem tido água ou algum outro tipo de atividade geológica?

Como na Terra, as camadas de rochas nos contam a história geológica da região, essas camadas são praticamente uma janela para o passado. Estudos posteriores das camadas de Marte e desta região podem nos ajudar a determinar quais minerais poderiam estar presentes nessas camadas, incluindo argila e sulfatos. Através da identificação desses possíveis minerais é possível começar a se ter uma melhor idéia do que foi depositado ali.

O Noctis Labyrinthus está localizado entre a região de Tharsis e o Valles Marineris, que é considerado o maior cânon do Sistema Solar.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_019377_1695

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.