Camadas de Rochas Expostas em Pequena Cratera na Região de Mawrth Vallis em Marte

Essa imagem cobre uma camada com uma geometria interessante exposta numa pequena cratera localizada na parte oeste de uma cratera maior que é um dos locais propostos para o pouso da próxima missão a Marte, a Mars Science Laboratory (MSL), ou Curiosity.

Observações como essa são necessárias para se determinar a estratigrafia regional. Na alta resolução, nós somos capazes de ver finas camadas e contatos. Adicionalmente, obtendo outra imagem da mesma região é possível criar um par estereográfico e com isso é possível gerar um modelo digital de terreno, essas análises e geração de modelos mais avançados ajudam a entender os ângulos, e as inclinações das camadas de rochas em Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022288_2035

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.