fbpx

Camadas de Embasamento na Região de Candor Chasma em Marte

Essa imagem, aqui reproduzida, mostra uma área de depósitos acamadados na região de Candor Chasma. Aqui, lençóis e dunas de areia com tonalidade escura cobre as camadas de embasamento com tonalidade clara. As acumulações de areia escura acentuam as camadas dentro do embasamento que tem cor clara, dando a algumas áreas o padrão de listras de zebras.

Na parte norte da cena, o embasamento tem sido erodido em abismos inclinados. Algumas seções desses abismos são cobertas por leques de detritos em forma triangular que são intermediados em cores entre as areias de coloração escura e o embasamento de cores claras. Esses leques podem conter uma mistura de embasamento que tem sido desmoronado a partir dos abismos ao redor e pelo vento de areia e de poeira.

As superfícies de alguns leques são dissecadas por canais, que provavelmente se formaram por avalanches. A parte da base dos canais são mais escuras em tonalidade do que a superfície do leque ao redor. Isso pode acontecer devido as acumulações de areia soprada pelo vento no assoalho do canal. A imagem abaixo mostra um exemplo claro do leque canalizado da porção norte da cena.

Fonte:

http://www.uahirise.org/PSP_003830_1740

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo