Camadas de Depósitos Falhados na Região de Candor Chasma em Marte

Essa imagem da Marte feita com a câmera HiRISE mostra acamamentos espetaculares de material de tonalidade clara na parte do Valles Marineris chamada de Candor Chasma.

As camadas de material claro foram provavelmente depositadas quando existia água na Chasma. Muitos dos depósitos claros dentro do Valles Marineirs continha sulfatos (ricos em sal e enxofre) que se formaram quando a água ácida evaporou.


Existem também muitas falhas que podem ser visíveis na imagem que cortam através do material depositado em camadas indicando que depois que as rochas foram depositadas elas sofreram tensão que fez com que elas se partissem e mudassem de posição. Algumas das dobras visíveis no material claro são resultado de movimentos vagarosos das rochas ao contrário dos movimentos rápidos que geraram as falhas. o material mais escuro é derivado de processos eólicos e pode ser ondulado.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022343_1735

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.