fbpx

CALMA!!! AINDA NÃO É A FOTO DO BURACO NEGRO | SPACE TODAY TV EP.1679

***** PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO CURSO DE ASTRONOMIA USE O LINK ABAIXO, INSCRIÇÕES ATÉ SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 DE JANEIRO DE 2019*****

sun.eduzz.com/100359

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

Para comprar o ingresso na Campus Party Com Desconto:

use:

#SPACETODAYNACPBR12

https://brasil.campus-party.org/cpbr12/ingressos/?utm_source=influencer&utm_medium=post&utm_campaign=cpbr12&utm_content=spacetoday

Talvez, uma das coisas mais esperadas dos últimos anos seja a tão famosa e tão falada, “foto do buraco negro”, a ideia dos astrônomos basicamente foi integrar grandes rádio telescópios do mundo, criar um telescópio vitualmente do tamanho da Terra e apontar para o centro da nossa galáxia.

Lá reside o nosso buraco negro supermassivo com uma massa equivalente a 4 milhões de vezes a massa do Sol e que é chamado de Sagittarius A*.

Os dados para fazer essa imagem foram adquiridos em Abril de 2017, mas o processo até chegar na imagem não é fácil.

A região onde se encontra o buraco negro não é uma região tranquila, e muito menos limpa, é uma região completamente tomada por muita poeira e gás, por muitas estrelas, e todo o tipo de interferência que pode e prejudica na tentativa de imagear o buraco negro.

Essa semana saiu uma imagem que fez muita gente pensar que já era a foto do buraco negro. Bem de certa forma até é, embora não seja a foto esperada.

como eu disse a região onde está o buraco negro é muito conturbada, e os pesquisadores precisam ter certeza que irão conseguir remover com sucesso todo esse ruído causado por tudo que existe ali.

Para fazer isso, eles fizeram imagens do buraco negro, usando as antenas do ALMA e uma frequência muito específica, a chamada 86Ghz, só para lembrar essa frequência é usada a cerca de 20 anos para imagear aquela região.

com os dados nessa frequência, os pesquisadores puderam identificar tudo que faz a luz, digamos, espalhar nas vizinhanças do buraco negro.

Usando técnicas de filtragem avançada, eles conseguiram limpar totalmente o dado e apresentaram o que seria então a imagem da fonte que emite energia do buraco negro.

Mas como assim?

Bem, o buraco negro em si, na gente sabe não emite energia, porém o disco de acreção a sua volta emite, os jatos relatívisticos, essa na verdade é uma grande dúvida com relação ao Sagittarius A* se ele tem ou não esses jatos.

Essas imagens em ondas de rádio mostram que ele tem e que esses jatos estão apontados na nossa direção, o que não tem perigo algum.

Mas o mais importante foi que os dados adquiridos em 86 Ghz pelo ALMA e 12 outros rádio telescópios, mostraram que os dados adquiridos em 2017 em outra frequência a de 230 GHz, não serão prejudicados, já que agora, eles conseguem restringir o modelo.

A foto está próxima, o trabalho dos pesquisadores continua intenso e tudo isso que está sendo feito é para que a foto mostre o nosso buraco negro realmente como ele é, sem borrões, sem ruídos e sem nada, o nosso buraco negro, nu e cru.

#FotoDoBuracoNegro #EHT #SagittariusA*

fonte:

https://phys.org/news/2019-01-revealing-black-hole-heart-galaxy.html

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1901.06226.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo