Calendário Lunar

Muitos aficionados com astronomia sonham em conseguir observar uma fina Lua crescente no céu do pôr-do-Sol sobre uma floresta ou talvez no oceano, mas as condições reais de observação atualmente levam a cenários como esse. Não importa o que está completando a paisagem, além de ser uma imagem extremamente bela, para aqueles que precisam estabelecer o calendário islâmico para Meca esse é um negócio extremamente sério. A simples habilidade para observar uma jovem Lua crescente permite estabelecer o início de um novo mês islâmico no calendário que depende da confiabilidade da testemunha que atesta ter observado uma fina lua crescente como a mostrada aqui nessa imagem. Assim sendo foi criado um Mecca Islamic Calendar com base nas previsões de visibilidade de uma Lua fina como essa. Mesmo se a Lua crescente jovem não for observada em Meca, observações feitas dentro de limites de longitude definidos a oeste de Meca podem estabelecer o início do novo mês e a hora das orações matutinas. A imagem aqui reproduzida mostra a Lua com 1.2 dias de vida a uma altitude de 1.0 graus acima de Gainesville, Flórida. Uma série de fotos foram feitas para verificar as previsões feitas pela tabela nas zonas de visibilidade para o calendário Meca. A primeira observação a olho nu dessa fina Lua crescente foi prevista com precisão. Frentes frias que se movem no norte da Flórida durante os meses mais frios várias vezes produz céus bem claros que fazem com que a Lua seja visível mesmo quando se apresenta uma altura muito baixa no horizonte.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/December+15,+2010

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.