Caça a Exoplaneta: SPIRou Registra a Primeira Luz

 

Por Ned Oliveira

Um novo olho juntou-se à caça de exoplanetas em volta de estrelas próximas.

O instrumento, chamado SPIRou, foi instalado no Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT), onde alcançou a primeira luz tirando o espectro da estrela AD Leonis.

O SPIRou é um espectropolarímetro e um velocímetro, o primeiro bit significa que ele observa as assinaturas ópticas da luz polarizada, enquanto a última parte do instrumento é usada para observar oscilações nas estrelas causadas pelos exoplanetas em órbita.

O SPIRou gravou sua primeira luz em 24 de abril de 2018, quando observou AD Leonis, uma estrela localizada a 16 anos-luz da Terra, na constelação de Leão.

A estrela foi escolhida por causa de suas explosões de alta energia, que criam distúrbios espectrais claros que o SPIRou pode facilmente captar.

O instrumento continuou seu primeiro teste por algumas noites, reunindo os espectros de cerca de 440 estrelas.

O SPIRou voltou sua atenção para as anãs vermelhas, as estrelas que compõem a maioria dos nossos vizinhos estelares, bem como algumas estrelas mais quentes.

As imagens capturadas pelo último grupo tendem a conter linhas telúricas, um tipo de interferência causada pela atmosfera da Terra, que precisa ser filtrada para realmente entender a estrela.

Este marco vem 10 anos depois que os primeiros desenhos do instrumento foram propostos.

O SPIRou foi construído e testado na França antes de ser desmontado e enviado para a CFHT no Havaí. Uma vez lá, levou mais quatro meses para instalar corretamente o instrumento sensível no telescópio.

Com o primeiro teste completo, o SPIRou agora tem que esperar até que o (norte) caia antes de seu programa principal começar.

O instrumento irá procurar sinais de sistemas planetários em torno de anãs vermelhas, bem como estudar berçários estelares, regiões onde novas estrelas nascem.

Fonte: https://newatlas.com/spirou-exoplanet-hunter-first-light/54809/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.