fbpx

Buzz Aldrin Estava Sorrindo Dentro do Capacete Quando Apareceu Numa Das Fotos Mais Icônicas do Século 20

Talvez uma das fotos mais famosas da icônica viagem da Apollo 11 para a Lua em 1969, seja aquela em que o astronauta Buzz Aldrin aparece de pé, com a bandeira norte-americana na sua frente, e com toda a escuridão do espaço atrás dele.

Milhões de pessoas ao redor do mundo todo já viram essa foto pelo menos uma vez, porém, são bem poucas as pessoas que tentaram ver o rosto do Buzz dentro do capacete.

Mas existem pessoas curiosas nesse mundo, e uma delas, um fotógrafo amador, resolveu pegar essa imagem do Buzz, aplicar nela técnicas de melhoramento de imagem para poder ver como estava a cara do astronauta nesse momento incrível da história humana, e pasmem, ele estava sorrindo.

Andy Saunders, tem 45 anos de idade, e ele resolveu aplicar brilhos e contrastes, realçando e escurecendo certos pontos da foto, fazendo isso, praticamente pixel a pixel, para lentamente ir revelando como estava o rosto do Buzz dentro do capacete.

Depois de conseguir delimitar o rosto do Buzz dentro do capacete, Andy, que desenvolveu um aplicativo chamado Culchteth, Cheshire, gastou horas, e horas, trabalhando com a saturação e contraste de pequenas áreas por vez da imagem.

Ele então conseguiu pela primeira vez revelar como estava o rosto do Buzz ali dentro, e ele estava dando um pequeno sorriso enquanto virava sua cabeça para a câmera.

A imagem foi feita por Neil Armstrong, momento depois que Buzz Aldrin fincou a bandeira norte-americana em solo lunar em Julho de 1969.

Essa se tornou uma das fotos mais famosas do século 20, tão famosa que até a MTV chegou a usar essa foto, trocando a bandeira pelo logo da TV.

Andy resolveu fazer todo esse trabalho e lançar a imagem alterada para celebrar os 50 anos do primeiro pouso do ser humano na Lua.

Andy ficou pensando quantas pessoas poderiam perceber que era possível ver o rosto do Buzz ali dentro. E essa foto já foi vista bilhões de vezes.

Ele disse que é interessante, pois essa é uma das fotos mais icônicas de todos os tempos, e ela sempre escondeu esse detalhe, do sorriso do Buzz, que ele conseguiu revelar agora.

Andy disse, que embora tenha sido o primeiro a fazer isso, isso não é algo muito técnico. Ele basicamente usou um equipamento para processamento de fotografias e muita dedicação.

Ele alterou o contraste, editou as partes realçadas, separou a imagem num incontável número de camadas.

Ele pegou os pixels que já eram brilhantes, e deixou mais brilhantes, e aqueles que eram escuros ficaram mais escuros.

Com isso ele conseguiu ver o microfone de comunicação apagado e o rosto e a partir daí conseguiu achar os olhos.

Então, ele resolveu trabalhar com uma coleção de pixels por vez para tentar expor o que estava ali escondido.

Ele deixou claro que nada foi colado na foto, que nada foi alterado, todos os dados com os quais ele trabalhou estavam ali na foto, ele só realçou e processou e para fazer isso ele levou horas.

No começo desse ano, Andy aplicou as mesmas técnicas nas fotos que mostram o Neil Armstrong pisando na Lua, imagens que ele retirou dos vídeos da NASA e deve lançar em alguns dias.

Andy disse, que todas essas são imagens famosas, e poder ver o rosto dos astronautas nesse momento histórico é algo importante. Isso acaba completando as imagens da Apollo 11.

Não existem muitas fotos do rosto dos astronautas no espaço. Normalmente nós vemos é a cobertura refletiva dos visores dos capacetes e podemos até pensar que são robôs, mas agora não, agora temos a cara deles.

Fonte:

https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-7532859/Digitally-enhanced-photo-reveals-Buzz-Aldrins-smile-beneath-spacesuit-Apollo-11-landing.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .