fbpx

Buracos Negros Que Apagam o Passado – Space Today TV Ep.1127

Hoje, meus amigos, nós vamos viajar nesse vídeo, portanto, se acomode na poltrona e aperte os cintos.

O tema é muito complexo, mas é muito intrigante, e pode fazer a gente pensar em coisas malucas.

antes de tudo isso, para começar é preciso falar um pouco de buracos negros.

Falar um pouco, como assim?

Bem, o que é um buraco negro, como ele é formado todo mundo já sabe, e até mesmo como é classificado de acordo com o seu tamanho.

Porém, os buracos negros são espécimes cósmicos tão intrigantes que eles recebem outras classificações, classificações essas de acordo com o fato de possuir ou não carga elétrica, de estar ou não em rotação e assim por diante.

Sinceramente não vou entrar nesse mérito aqui nesse vídeo, pois esse tema é ensinado em turmas avançadas de astrofísica.

Mas o importante é saber isso, que existem tipos de buracos negros com cargas elétricas com e sem rotação e que eles normalmente recebem o nomme dos cientistas que deduziram as equações para mostrar a sua existência.

Um desses buracos negros, recebe o singelo nome de Buraco Negro de Reissner-Nordström-de Sitter e é um buraco negro que possui carga elétrica mas não está em rotação.

Tirando todas as implicações teóricas, o importante de saber desse buraco negro é que além de um horizonte de evento ele possui também um outro limite chamado de horizonte de Cauchy.

Outro conceito importante que precisamos aqui para continuar falando sobre isso é o de determinismo.

O determinismo é a ideia de que o passado dita o futuro, se você tem todas as informações sobre um objeto e a força que age nele você consegue prever o que acontecerá com esse objeto.

Por exemplo, arremesse uma bola e você pode calcular onde ela vai cair.

Até aqui tudo tranquilo, então vamos começar a decolar.

Um grupo de pesquisadores usou o tipo de buraco negro que eu falei aqui e o conceito de determinismo e descobriu que no horizonte de cauchy o determinismo acaba.

Obvviamente que nem preciso dizer que se você tentar cruzar o horizonte de cauchy você morrerá, certo?

Para esse grupo de pesquisadores é certo em termos, eles calcularam que a expansão acelerada do universo poderia ser uma contrapartida para os efeitos que você sofreria ali dentro, fazendo então uma viagem ser possível através do horizonte de cauchy sem que você morra.

MAs eles disseram que você não pode ficar ali de bobeira, tem que passar direto.

E o que acontece é algo muito estranho, o determinismo acaba e você não pode mais prever o que vai acontecer, ou seja, o passado não é mais único para determinar o futuro.

qualquer ação que você tomar ela terá inifinitos efeitos, em partes porque o espaço-tempo pode ser deformado de formas inesperadas.

Lembra o exemplo da bola, agora, se você jogar uma bola, voc6e não sabe o que vai acontecer, ela pode voar por todos os lados, pode cair, ou pode até atingir seu rosto.

Você poderia até escapar do buraco negro e cair num universo paralelo, se conseguisse se livrar da singularidade central do buraco negro.

Isso porque, na singularidade as leis da física param de funcionar ,além do horizonte de cauchy o determinismo para de funcionar, ou seja, o espaço ali pode ser preenchido com coisas estranhas.

Só tem um problema com tudo isso, o buraco negro que eles usaram para fazer as contas, muito provavelmente não existe, um buraco negro sem rotação e com carga elétrica, mas os pesquisadores disseram que isso pode funcionar de uma certa maneira em buracos negros em rotação que já foram detectados.

Concluindo, você poderia cair num buraco negro, poderia sobreviver, as coisas seriam estranhas, mas o seu passado seria apagado, e isso daria a chance de você ter um número infinito de futuros.

Que comecem os jogos!!!!

Vídeo do Poligonautas!!!

https://www.youtube.com/watch?v=NpAknnG_peo&t=151s

Fontes:

http://news.berkeley.edu/2018/02/20/some-black-holes-erase-your-past/

https://www.newscientist.com/article/2162144-you-could-survive-falling-into-a-black-hole-but-it-may-get-weird/

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1711.10502.pdf

Padrim do Space Today Para a Volta das Lives!!!

https://www.padrim.com.br/spacetoday

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

https://apoia.se/spacetoday

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.