Buracos Negros Eternos são os Últimos Lugares Seguros no Universo

Se você quisesse esconder alguma coisa em algum lugar para sempre, onde poderia colocar essa coisa? Buraco negros podem parecer ser esse lugar seguro, mas Stephen Hawking calculou que eles emitem uma fraca radiação e uma grande parte dos físicos atualmente acreditam que essa radiação emitida pelos buracos negros pode conter informação sobre o seu conteúdo. Agora pode existir uma maneira de se gerar um buraco negro eterno que agiria como o último esconderijo cósmico.

A receita para esse improvável objeto foi descoberta ao se procurar por uma entidade ainda mais abstrata, o buraco branco. Buracos brancos, são buracos negros que andam para trás no tempo, expelindo matéria ao invés de sugá-la. Onde um buraco negro se forma a partir do de uma estrela que entra em colapso, um buraco branco explodiria e deixaria uma estrela em seu lugar. Buracos brancos nunca foram observados, mas a teoria da relatividade geral prevê que eles poderiam existir, pelo menos em princípio.

O pesquisador Stephen Hsu da University of Oregon em Eugene queria calcular se um buraco brando emitiria radiação como um buraco negro. Ele considerou um caso especial de um buraco brando em um vácuo perfeito e calculou que quando ele emite o seu conteúdo, existe uma explosão de radiação essencialmente idêntica a radiação de Hawking emitida pelos buracos negros.

Hsu percebeu então que se o processo você rodado ao contrário seria equivalente a um buraco negro se formando em um vácuo perfeito, sem a radiação de Hawking. “Ele se tornaria uma buraco negro sem radiação, o que seria algo muito estranho”, disse Hsu.

O empecilho é que para rodar esse processo ao contrário e assim fazer um buraco negro eterno, você precisaria enviar uma precisa quantidade de radiação à medida que ele fosse se formando. A radiação teria que ser exatamente ajustada para interferir com a radiação de Hawking anulando-a.

Talvez em uma civilização altamente avançada, os físicos poderiam criar um buraco negro que não evaporasse. Seria muito extremamente complicado mas matematicamente possível. Se fosse possível gerar esse buraco negro eterno ele seria o lugar perfeito para esconder informações importantes.

Buracos negros normais emitem informações sobre o seu conteúdo de forma gradual por meio da radiação de Hawking. “A maioria dos cientistas chegaram a conclusão que esses buracos negros em certo momento evaporariam como um papel queimando aos poucos”, disse Martin Einhorn, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara. “Toda a informação contida no livro precisa ser codificada de uma forma especial para ser enviada pela radiação”. Em princípio, seria possível recriar o livro original – se você pudesse reunir toda a radiação emitida e entender as propriedades quânticas da gravidade.

Mas com buracos negros eternos, “é como se fosse possível colocar toda a informação dentro de uma caixa e no fim ainda teria a caixa”, disse Hsu.

O artigo original do pesquisador pode ser encontrado aqui: http://tecnoscience.squarespace.com/arquivo/buracos-brancos-e-buraco-negro-eterno/White holes and eternal black holes.pdf

Fonte:

http://www.newscientist.com/article/dn19402-eternal-black-holes-are-the-ultimate-cosmic-safes.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.