Buraco Negro Infla Bolha Gigante Parte II

Essa composição de imagem mostra um poderoso micro quasar produzido por um buraco negro na região marginal da galáxia NGC 7793. A imagem maior contém dados obtidos pelo Observatório de Raios-X Chandra em vermelho, verde e azul, e dados ópticos do Very Large Telescope em azul e emissões ópticas de hidrogênio obtidas pelo telescópio CTIO de 1.5 m em dourado.

Em detalhe são apresentados detalhes da imagem de raio-X do micro quasar, que é um sistema contendo um buraco negro de massa estelar sendo alimentado pela estrela companheira. Gás em forma espiral em direção ao buraco negro forma um disco ao redor dele. Campos magnéticos trançados no disco geram fortes forças eletromagnéticas que impulsionam algum gás para fora do disco em alta velocidade na forma de dois jatos, criando assim uma bolha de gás quente com 1000 anos-luz de comprimento. A apagada fonte verde próxima ao centro da imagem em detalhe corresponde a posição do buraco negro, enquanto as fontes em vermelho (no canto superior direito) e amarelo (no canto inferior esquerdo) correspondem aos pontos onde os jatos avançam em direção  ao gás aquecendo-o. A nebulosa que está sendo iluminada pelos jatos é claramente vista na imagem em H-Alfa mostrada no detalhe inferior.

Os jatos no micro quasar da NGC 7793 são os mais poderosos já vistos em um buraco negro com massa estelar e os dados mostram que uma tremenda quantidade de energia do buraco negro está sendo lançada pelo jatos, mais do que a radiação do material que está sendo puxado para dentro. O poder dos jatos é estimado como sendo dez vezes maior do que os mais poderosos conhecidos até então no famoso micro quasar na nossa galáxia conhecido como SS 433. Esse sistema na NGC 7793 é uma versão em miniatura do poderosos quasares e rádio galáxias vistos nas mais distantes galáxias, que possuem buracos negros com massas de milhões e até bilhões de vezes a massa solar.

O artigo descrevendo esse trabalho está sendo publicado na edição de 8 de Julho de 2010 da revista Nature. Os autores são Manfred Pakull da Universidade de Strasbourg na França, Roberto Soria da University College de Londres e Christian Motch também da Universidade de Strasbourg.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/multimedia/photo10-085.html

Mais no blog:

http://cienctec.com.br/wordpress/?p=2554

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.