Brasília A Noite Vista do Espaço

Se observada durante a noite ou durante o dia, a capital do Brasil, Brasília é fácil de ser identificada do espaço. Brasília está localizada no Planalto Central brasileiro, na porção centro oeste do país, e é vastamente considerada como sendo um dos melhores exemplos de planejamento urbano do século 20 no mundo. Uma das figuras marcantes da cidade quando vista do alto é a sua semelhança com um avião que parece estar voando na direção noroeste-sudeste, e a noite com as luzes iluminando a silhueta essa feição se torna ainda mais visível, entre o Aeroporto Internacional de Brasília e o Lago Paranoá.

Depois do estabelecimento da cidade de Brasília no início dos anos de 1960, assentamentos informais começaram a se formar ao redor da cidade originalmente planejada. Ceilândia é um desses. Em 1970, a Ceilândia foi formalizada pelo governo como uma cidade satélite de Brasílica com sua própria identidade urbana.

O desenvolvimento das áreas de Brasília e de suas cidades satélites ficam claramente marcadas pela malha de ruas e estradas nessa imagem feita por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional. A grande região escura no canto superior direito da imagem é o Parque Nacional de Brasília. Outras regiões escuras na parte inferior da imagem e a esquerda incluem campos de plantações e expansões da savana tropical conhecida como Cerrado.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=48963

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo