fbpx
27 de setembro de 2021

Brasil terá seu próprio foguete espacial em 2014, informa governo

De acordo com as notícias, o Brasil planeja desenvolver seu próprio foguete carregador de satélites que pode ser usado para transportar pequenos satélites até a órbita em 2014, disse hoje (5 de Abril de 2010) a Agência Espacial Brasileira. A agência disse que o foguete está sendo construído com a base do projeto do veículo lançador de satélites VLS. O projeto foi inicialmente congelado em 2003 após a explosão que destruiu o foguete na base de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara e matou 21 pessoas. O lançamento de teste do VLS-1 reparado está sendo programado para 2012 e o primeiro lançamento do foguete totalmente carregado acontecerá em 2013. Relatos recentes, dizem que a Rússia pode fazer parte do projeto. Em 2009, uma delegação do Instituto Brasileiro de Aeronáutica e Espaço visitaram o Centro Estadual de Foguetes Makeev em Miass, próximo à cidade de Chelyabinsk na parte dos Urais da Rússia.

Fontes:

http://www.aeb.gov.br/indexx.php?secao=noticias&id=306 http://spacefellowship.com/news/art19413/brazil-to-develop-carrier-rocket-by-2014.html

http://www.aeb.gov.br/indexx.php?secao=noticias&id=306

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo