fbpx

Bola de Fogo na Nova Zelândia Foi Satélite Militar Russo Que Reentrou na Atmosfera

Durante uma partida de cricket, um esporte muito popular na Nova Zelândia, entre os Black Craps e o Sri Lanka, em Monte Mauganui, as câmeras de TV pararam de transmitir e jogo, e começaram a mostrar uma grande bola de fogo cruzando os céus, com detritos. O evento chamou a atenção de todos, que estavam no estádio e que estavam assistindo o jogo pela TV. Só não chamou a atenção dos jogadores que continuaram numa boa a partida.

No momento do ocorrido ninguém sabia ao certo o que era, um grande meteoros, um avião que estava se acidentando, uma invasão alienígena, ou seja, todas as hipóteses começaram a ser discutida e alarmadas.

Com o passar do tempo, as imagens começaram a pipocar nas redes sociais do mundo inteiro, e algumas pessoas, foram buscar na lista de reentradas de objetos na atmosfera da Terra e mataram a charada.

O que foi visto nos céus da Nova Zelândia foi na verdade a reentrada na atmosfera de um satélite russo, o Kosmos 2430, um satélite militar russo que foi lançado em 2007, como parte de um programa da chamada Força Espacial Russa. O satélite foi desenvolvido para identificar possíveis lançamentos de mísseis de países que entrassem em guerra contra a Rússia, usando para isso telescópios ópticos e sensores infravermelhos.

Atualmente existem muitos serviços que rastreiam detritos espaciais e é possível com poucas informações começar a procurar e descobrir o que é que se está observando. Foi isso que aconteceu na verdade, assim que os relatos começaram a surgir, os sites especializados em pouco tempo mostravam que o Kosmos 2430 estava previsto para reentrar na atmosfera mais ou menos na hora do jogo e que a reentrada aconteceria ali por perto, então, embora num primeiro momento possa ter causado um pequeno pânico e receio, logo, logo a notícia foi dada, e a partida pôde seguir normalmente, ressaltando que , para os jogadores é como se nada tivesse acontecido.

Fontes:

[https://www.tvnz.co.nz/one-news/new-zealand/expert-claims-fireball-streaked-across-nz-skies-russian-military-satellite?variant=tb\_v\_1] [https://sputniknews.com/viral/201901061071253423-meteor-satellite-sky-fireball/] [https://sattrackcam.blogspot.com/2019/01/fireball-seen-over-new-zealand-during.html]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo