fbpx
27 de fevereiro de 2024

Bola de Fogo Laranja Que Cruzou Os Céus da Flórida Era Apenas Lixo Espacial Chinês

Os teóricos da conspiração invadiram as redes sociais na última quarta-feira, dia 3 de Julho de 2019, depois que um misterioso objeto voador parecendo uma bola de fogo laranja, cruzou os céus da Flórida.

A American Meteor Society relatou duas dezenas de avistamentos indo de Jacksonville até Key West depois da meia noite, e chegou a tuitar “ainda não se tem uma explicação real para o fenômeno”.

Até mesmo o escritório do xerife de Palm Beach County levou na brincadeira tudo isso, depois de receber relatos da misteriosa luz no céu e postou nas redes sociais que “nós não fomos invadidos por marcianos na última noite, mas nós agradecemos o nível de confiança que vocês tem na gente na esperança que podemos parar invasores galácticos”.

O astrofísico Jonathan McDowell no Center for Astropysics tinha uma explicação lógica para o clarão de luz incomum visto no céu, mas a explicação dele não tinha um final dramático. Ele disse que apenas se tratava de pedaços de um foguete chinês que estava reentrando na atmosfera da Terra.

Lançado em Janeiro de 2019, o foguete pesava mais de 2 toneladas e tinha cerca de 9 metros de comprimento. Ele disse que o foguete foi usado para colocar em órbita um satélite militar de comunicação chinês, e como a maior parte do lixo espacial estava sendo rastreado enquanto orbitava o planeta.

“Essa coisa estava se movendo lentamente. Estava se partindo em vários pedaços. É o tipo clássico de um detrito espacial se rompendo na atmosfera da Terra”, disse ele para a The Associated Press.

O tempo e a localização dos vídeos postados nas redes sociais deixou fácil o trabalho de comparação com os dados orbitais sobre qual detrito espacial estaria para reentrar na atmosfera naquele momento.

McDowell disse que reentradas como essa são bem comuns e acontece cerca de 1 vez por mês, mas que elas não acontecem normalmente a noite e sobre os EUA onde muitas pessoas vivem, isso que é parte incomum dessa reentrada.

As pessoas ligaram para o 911 dizendo que era a maior coisa que estavam vendo no céu, uma dessas pessoas disse ao operador do serviço de emergência que ele estava andando em Lantana quando viu a bola de fogo se separar em duas parte queimando no céu.

“Eu não sei se era um avião se acidentando ou um cometa ou meteoro, ou qualquer outra coisa, mas alguma coisa está caindo do céu e se transformando numa bola de fogo”, disse o homem que não se identificou numa chamada recebida pelo escritório do xerife de Palm Beach County.

Fonte:

https://phys.org/news/2019-07-orange-fireball-florida-sky-chinese.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo